Banda Eva - Biografia e Discografia

Postado: 28 de abr. de 2010 por Juninho Master in Marcadores:
0



História

A Banda EVA, normalmente conhecida apenas como EVA, é uma banda de axé music brasileira, Swingue e Samba-Reggae surgida em 1993, que revelou como vocalista a cantora Ivete Sangalo, em carreira solo desde 1999. Atualmente, a banda é comandada pelo cantor Saulo Fernandes (ex-vocalista do Chica Fé).

No final da década de 1970, um grupo de amigos, integrantes do grêmio do colégio Marista de Salvador, se reunia todos os fins-de-semana para bater papo e cantar. Dessas reuniões, surgiu, em 1980, a idéia de formar um bloco carnavalesco de nome EVA, abreviatura de "Estrada Velha do Aeroporto", lugar por onde o bloco passava anualmente, não tendo, portanto, ligação alguma com a alegoria bíblica de Adão e Eva.

O grupo foi revelado em 1993, através da iniciativa do produtor Jonga Cunha, assinando contrato com a gravadora Sony Music, pela qual gravou seu primeiro disco em 1993. No ano seguinte, a banda se transferiu para a PolyGram, atual Universal Music Group, na qual conheceu o sucesso nacional, cujo auge se deu com o CD Banda EVA Ao Vivo, gravado e lançado em 1997.

Com a saída de Ivete Sangalo, que iniciou uma carreira solo de absoluto sucesso, seu lugar foi assumido pela também cantora baiana e atualmente atriz Emanuelle Araújo, que permaneceu no grupo de 1999 a 2002, lançando dois discos. Em 2002, Emanuelle deixa a banda, dedicando-se à carreira de atriz e à banda Moinho, que lidera atualmente. Seu posto é assumido por Saulo Fernandes, ex-membro da banda Chica Fé, formada junto com seu irmão Sérgio Fernandes (atualmente nos vocais do Chica Fé), que acabou com uma hegemonia de quase 10 anos, quando só mulheres podiam comandar a banda.

Em 2005, o grupo comemorou os 25 anos do Bloco EVA, com o CD e DVD Banda Eva 25 Anos: Ao Vivo, gravado no Riocentro (Rio de Janeiro), com a participação de vários artistas que estiveram junto com o EVA durante a trajetória do bloco e da banda, como Ricardo Chaves, Luiz Caldas, Durval Lelys, Emanuelle Araújo e Ivete Sangalo.

Em 2007, mais um DVD é lançado, desta vez pela Som Livre: Veja Alto, Ouça Colorido, cujo repertório é composto de 11 canções inéditas e oito regravações. Poucos dias depois da gravação, um de seus músicos, o percussionista Fabrício Scaldaferry (conhecido como Fafá) falece em virtude de uma meningite. Uma homenagem ao músico foi incluída cmo material extra do DVD.

Atualmente, no Carnaval de Salvador, a banda comanda o Bloco EVA, no Circuito Campo Grande (Osmar), e os blocos Cocobambu (pertencente ao Asa de Águia) e Nú Outro, no circuito Barra-Ondina (Dodô). A banda também chegou a comandar o bloco Cerveja & Cia, pertencente a Ivete Sangalo.

Download da Discografia

0 comentários:

Todos os comentários são lidos!

Para comentar selecione um perfil abaixo.

Por causa de alguns usuários que 'não sabem' comentar, os comentários como ANÔNIMO estão desativados, para comentar você precisa ter uma conta num dos perfis selecionáveis abaixo. Ex.: Conta do Google (Orkut, Gmail, Youtube).
Também Estamos evitando SPAMMERS.

Encontrou algum problema, precisa de ajuda?
Informe-nos através do email: suporte@juninhodown.com