Nickelback - Biografia e Discografia

Postado: 13 de abr. de 2010 por Juninho Master in Marcadores:
1


História

O início

A banda vem do Canadá, de uma pequena cidade chamada Hanna, na província de Alberta no oeste canadense. Foi formada na década de 90 e iniciou a carreira em Vancouver. O grupo foi formado em 1996 quando o vocalista Chad Kroeger convida o seu irmão Mike Kroeger, e outro antigo colega e amigo, Ryan Peake, para formarem uma banda, o cargo de baterista inicialmente foi ocupado por Brandon Kroeger, primo de Chad e Mike, que mais tarde seria substituído por Ryan Vikedal.

O baterista Brandon Kroeger gravou apenas o primeiro álbum Curb, e foi substituído por Mitch Guindon por um curto período de tempo até a entrada de Ryan "Nik" Vikedal. O álbum The State de 1999 foi lançado nos Estados Unidos em março de 2000, estourando nas rádios com os singles "Breathe", "Leader of Men" e "Old Enough".

Silver Side Up (2001-2003)

A banda tornou-se conhecida com o tema "Leader of Men", mas foi com o seu single "How You Remind Me" que a banda deu o seu boom para o mundo da música, este tema, cuja rotação nas rádios é intensa, deu a conhecer em 2001 o álbum Silver Side Up. Silver Side Up é um álbum constituído por um punhado de canções rock com uma tonalidade que por vezes se torna um pouco mais heavy. Canções de sucesso como além de "How You Remind Me", "Too Bad" e "Never Again".

O Nickelback têm várias influências como por exemplo os Lifehouse, Staind e 3 Doors Down. O álbum Silver Side Up foi produzido pelo veterano Rick Parashar, que já havia trabalhado com o Pearl Jam, e mixado por Randy Staub (Metallica, U2). Foi gravado em setembro, em cinco semanas em Vancouver no estúdio Greenhouse, onde foi gravado também The State, tendo a participação da guitarra slide de Ian Thornley da banda Big Wreck.

"How You Remind Me" foi o primeiro single do álbum, que fez com que o Nickelback escalasse as paradas de discos mais vendidos. Esta música foi escrita em quinze minutos, nos ensaios antes da banda entrar em estúdio, sendo indicada para quatro prêmios Grammy e para quatro prêmios Billboard. Esta canção foi a mais tocada em 2002 nos Estados Unidos, de acordo com a Billboard, dando o título ao Nickelback de artistas de rock mais tocados naquele país e naquele ano em todos os formatos de rádio.

O sucesso estrondoso de Silver Side Up fez com que a banda recebesse disco de platina na Alemanha e na Holanda, na Austrália recebeu o platina duplo, no Reino Unido o platina triplo, nos Estados Unidos recebeu o disco de platina quíntuplo, na sua terra natal, o Canadá recebeu oito vezes o disco de platina e mais dez discos de platina ao redor do mundo. Em 2002, Chad Kroeger gravou ao lado de Josey Scott, vocalista do Saliva, a canção tema do filme Homem-Aranha, intitulada "Hero". Participaram também Tyler Connolly, Mike Kroeger, Matt Cameron e Jeremy Taggart.

The Long Road (2003-2005)

O álbum The Long Road foi gravado parte no estúdio Greenhouse e parte no estúdio da casa de Chad, também em Vancouver. Segundo Chad Kroeger, este é o trabalho mais "honesto", agressivo e emocional deles, deixando todos muito orgulhosos disto: "Os fãs do verdadeiro rock n'roll vão ter uma surpresa, o álbum é menos direcionado a mim e a coisas que passei, é sobre experiências que cada um de nós podemos passar e o que podemos aprender com isso, é o primeiro álbum sem nenhuma influência de fora, nós trabalhamos juntos pra gravar um disco que realmente queríamos gravar, sem nenhuma inibição, não poderia ser de outra maneira", completa.

A banda tem uma longa história construída tanto na estrada como nos singles que lançaram e que alcançaram posições de destaque nos airplays das rádios em nível mundial. Com Silver Side Up, seu terceiro álbum, a banda alcançou vendas superiores a nove milhões de discos, depois mais um bem sucedido álbum, o The Long Road de 2003, também com mais de nove milhões de cópias, com a canção "Someday".

All the Right Reasons (2005)

Lançado em 2005, o álbum All the Right Reasons teve uma inesperada repercursão por todo o mundo, concluíndo em sete singles lançados, sendo eles "Photograph", "Animals", "Savin' Me", "Far Away", "Rockstar", "If Everyone Cared" e "Side of a Bullet".

Segundo fontes da Billboard, a banda é a única da história a permanecer mais de 102 semanas entre o Top 10 mundial, e tendo o álbum de rock mais vendido do século XXI, e recebendo o título de "álbum da década" com vendas superiores á seis milhões só no Canadá, mais de sete milhões na Inglaterra, e nos Estados Unidos, e diversas platinas e multi-platinas superando a marca de 15 milhões de álbuns vendidos. Os integrantes do Nickelback residem em Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá.

Dark Horse (2008)

Após três anos sem gravar um disco, a banda volta com o "pesadíssimo" Dark Horse. Mas ao contrário do que muitos pensam, o nome "Dark Horse" (Cavalo Negro), faz menção às letras das músicas do álbum e não necessariamente ao "barulho" das músicas, porém o termo é muito utilizado na língua inglesa quando ocorre um fato marcante ou uma surpresa.

Os integrantes mencionaram que o fato de ter chegado ao auge e a posição no qual se encontram atualmente, é algo magnífico conseguirem se sustentar dessa maneira, e também por esse motivo de surpresa foi dado este nome ao álbum. O disco, como os anteriores, têm sim músicas pesadas, com forte poder das guitarras de Chad e Ryan, mas também têm hits "calmos", como "Gotta Be Somebody", "If Today Was Your Last Day" e "I'd Come for You".

De fato, essas três, foram lançadas como singles de Dark Horse e já tem seus próprios clipes, sendo além destas, "Something in Your Mouth" e "Burn It to the Ground" também foram lançadas como singles deste álbum.

A banda deve utilizar a mesma tática de lançar o novo álbum e esperar algum tempo para que possa haver repercussão do mesmo para que a turnê seja melhor, assim também com mais músicas conhecidas e melhor qualidade nos shows.
Mike Kroeger

Integrantes
Formação atual

* Chad Kroeger - vocal, guitarra
* Ryan Peake - guitarra, vocal de apoio
* Mike Kroeger - baixo
* Daniel Adair - bateria, vocal de apoio

Ex-membros

* Brandon Kroeger - baterista (álbum: Curb, Hesher)
* Mitch Guindon - baterista (por um curto período de tempo)
* Ryan Vikedal - baterista (álbuns: The State, Silver Side Up e The Long Road)

Download da Discografia

Álbuns de estúdio

1 comentários:

  1. googler says:

    eu amo essa banda canadense adoro nickealback sou louca por ele

Todos os comentários são lidos!

Para comentar selecione um perfil abaixo.

Por causa de alguns usuários que 'não sabem' comentar, os comentários como ANÔNIMO estão desativados, para comentar você precisa ter uma conta num dos perfis selecionáveis abaixo. Ex.: Conta do Google (Orkut, Gmail, Youtube).
Também Estamos evitando SPAMMERS.

Encontrou algum problema, precisa de ajuda?
Informe-nos através do email: suporte@juninhodown.com