Coldplay - Biografia e Discografia

Postado: 13 de mar. de 2010 por Juninho Master in Marcadores:
0



Coldplay é uma banda de rock alternativo formada em 1998 em Londres, Inglaterra. O grupo é composto por Chris Martin (vocais, teclados, guitarra), Jon Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria, vocal de apoio e outros instrumentos).

Em seus primeiros trabalhos, sua sonoridade foi comparada com bandas como Radiohead, Jeff Buckley, U2 e Travis. Conseguiram a fama mundial com o lançamento do single "Yellow", seguido do seu álbum de estreia, Parachutes (2000), que foi nomeado para o Mercury Prize. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head (2002), ganhou vários prêmios, incluindo o NME de álbum do ano. Três anos depois, lançam o álbum mais esperado e vendido do ano, X e Y (2005), seu terceiro álbum de estúdio que recebeu várias críticas positivas. O quarto álbum de estúdio, Viva la Vida or Death and All His Friends (2008), foi produzido por Brian Eno e lançado com comentários favoráveis da crítica, ganhando várias indicações e vencendo o Grammy. O Coldplay tem mais de 50 milhões de álbuns vendidos mundialmente.

Desde o lançamento de Parachutes, a banda tem sido influenciada por outros artistas, incluindo o Echo & the Bunnymen, Kate Bush, George Harrison e Muse, em A Rush of Blood to the Head, Johnny Cash e Kraftwerk em X&Y e Blur, Arcade Fire e My Bloody Valentine foram as influências de Viva la Vida. Eles têm advogado pela campanha Make Trade Fair da Oxfam e pela Anistia Internacional. Chris Martin também protestou contra a invasão do Iraque e apoiou John Kerry. O grupo também participou de vários projetos de caridade como o Band Aid 20, Live 8, Sound Relief, Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief e Teenage Cancer Trust.

História

Formação e primeiros anos (1996–1999)

O quarteto formado por Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion é mais uma das bandas produto de universidades. Martin e Buckland se conheceram em setembro de 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London (UCL). A dupla passou o resto do ano universitário planejando formar uma banda e começearam a se apresentar como Pectoralz. Guy Berryman, um colega de Martin e Buckland, mais tarde se juntou ao grupo. Em 1997, o grupo, mudou seu nome para Starfish e se apresentando localmente em Camden em pequenos clubes. Martin também tinha recrutado o seu antigo amigo de escola Phil Harvey, estava estudando os clássicos em Oxford, e hoje é o empresário da banda. Desde então, aceitaram Harvey como o quinto membro do grupo. A formação da banda foi completada Will Champion assumiu a função de percussão. Champion cresceu tocando piano, guitarra, baixo e flauta irlandesa; ele aprendeu rapidamente a tocar bateria, apesar de não ter tido experiência nenhuma com o instrumento antes. Os integrantes finalmente resolveram batizar o nome do grupo de "Coldplay" que foi sugerido por Tim Crompton, um estudante local, que vinha usando o nome para o seu grupo. Em 1997, Martin também conheceu o então estudante de Clássicos Tim Rice-Oxley. Durante um fim de semana na Virginia Water, um mostrou ao outro suas próprias músicas no piano, Martin descobriu que Rice-Oxley era muito talentoso, e pediu-o para ser o tocador de teclado do Coldplay, mas Rice-Oxley tede de recusar pois sua própria banda (Keane) já estava operacional. Dias depois, neste caso seria a forma de Keane e Coldplay manter a banda inalterada, deixando ambas as bandas como quartetos.

Em 1998, a banda lançou 500 cópias de Safety EP. Entre as que foram distribuídas a gravadoras e amigos, sobraram apenas 50 para a venda ao público. Em dezembro do mesmo ano, a banda assinou contrato com a gravadora independente Fierce Panda. O primeiro lançamento com a gravadora foi Brothers & Sisters EP que haviam gravado rapidamente durante quatro dias em fevereiro de 1999.

Depois de concluir seus exames finais, o grupo assinou contrato com a Parlophone para um contrato com de cinco álbuns, na primavera de 1999. Depois de fazer sua primeira aparição no Glastonbury a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro EP intutulado The Blue Room. Cinco mil exemplares foram disponibilizadas ao público em outubro, e o single "Bigger Stronger", foi lançado na BBC Radio 1 como um airplay. As sessões de gravação de The Blue Room foi tumultuosa. Martin chutou Champion para fora da banda mas depois implorou-lhe para voltar, e para ser desculpado, os dois foram para uma bebedeira. Eventualmente, a banda trabalhou as suas diferenças e pôs em prática um novo conjunto de regras para manter o grupo intacto. Inspirados por bandas como U2 e R.E.M., decidiram que iriam atuar na democracia, e que os lucros seriam partilhados igualmente.

Parachutes (1999–2001)

Em março de 1999, começaram a trabalhar em seu álbum de estreia, gravado no Rockfield Studios com o produtor Ken Nelson. Eles também tocaram na Carling Tour, que apresentava os novatos do mundo da música. Depois de lançarem três EPs sem nenhuma canção de sucesso, tiveram o seu primeiro single no Top 40, "Shiver". Lançado em março de 2000, alcançou a 35ª posição no UK Singles Chart. Junho de 2000 foi um momento crucial na história do grupo: eles embarcaram em sua primeira turnê, incluindo uma exibição no Festival de Glastonbury. Também lançaram o single "Yellow". A canção alcançou a quarta posição no UK Singles Chart e a banda teve o seu reconhecimento público.
O Coldplay ficou em turnê de junho de 2002 a setembro de 2003 com a A Rush of Blood to the Head Tour. Eles visitaram cinco continentes, incluindo datas no Festival de Glastonbury,V2003 e Rock Werchter. Muitos concertos de showcased disseram que a iluminação elaborada e as telas individualizadas lembravam a Elevation Tour do U2. Durante o alargo da turnê, gravaram um CD e DVD ao vivo, Live 2003, gravado no Hordern Pavilion em Sydney.

Em dezembro de 2003, os leitores da Rolling Stone escolheram o Coldplay como o melhor artista e melhor banda do ano. Naquela época, a banda fez um cover dos The Pretenders com a canção "2000 Miles", de 1983, (que foi disponibilizada para download em seu site oficial). "2000 Miles" foi o download mais venvido no Reino Unido naquele ano, com o produto da venda doados as campanhas Future Forests e Stop Handgun Violence. A Rush of Blood to the Head venceu um Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa no Grammy Awards de 2003. E no Grammy Awards de 2004, venceram na categoria Gravação do Ano com "Clocks".

X e Y (2004–06)

O lançamento do álbum de 2003 demorou a acontecer. Agora conhecido mundialmente, o grupo desfruta do privilégio das grandes bandas de ter fãs em massa fora da Europa. X&Y é o terceiro álbum da banda britânica, lançado em diversos países no final de junho de 2005 na Europa. O primeiro single do álbum, "Speed of Sound", foi lançado nas rádios e lojas online em 18 de abril e lançado em CD dia 23 de maio de 2005. Os outros singles lançados no ano foram "Fix You" em setembro e "Talk" em dezembro. O álbum chegou ao topo da UK Album Chart com 464.471 cópias vendidas na primeira semana, ficando em segundo lugar no ranking. O álbum também fez sucesso nos Estados Unidos, vendendo cerca de 737.000 na primeira semana.

Apesar do sucesso repentino da banda, eles têm se mantido muito protetores de suas músicas e como elas são usadas na mídia. Eles permitem que sua música seja usada no cinema, televisão e campanhas promocionais como o trailer do filme Peter Pan. Porém, a banda tem sido muito inflexível com o uso de suas músicas em propagandas publicitárias. Eles já recusaram contratos milionários da Gatorade, Diet Coke, e The Gap, que queriam usar as músicas "Yellow", "Trouble" e "Don't Panic" respectivamente. Segundo Chris, "Nós não conseguiríamos conviver com isso, se vendêssemos o significado da música assim".

O Coldplay já fez show na América do Sul, incluindo o Brasil, onde apresentou as canções de A Rush of Blood to the Head. X&Y foi o álbum mais vendido daquele ano, com 8,3 milhões de cópias vendidas em todo mundo. Apesar de ter recebido algumas críticas que o colocavam como uma cópia do disco anterior, a resposta do público para o trabalho foi imediata.

Viva la Vida or Death and All His Friends (2006–09)

O quarto álbum do grupo, foi lançado no dia 12 de junho de 2008 nos Estados Unidos, intitulado Viva la Vida or Death and All His Friends, com a produção de Brian Eno. Martin afirmou que escolheu o nome após vê-lo em um quadro da artista mexicana Frida Kahlo. "Ela passou por muita coisa, claro, e aí começou uma grande pintura em sua casa que dizia Viva la Vida or Death and All His Friends. Eu simplesmente amei a ousadia disso", disse o cantor, se referindo à Frida, que teve diversos problemas de saúde.

Sobre o novo trabalho, Dave Holmes, empresário do grupo, garante que esse seria um lançamento revolucionário. "Eu acho que é o melhor álbum da banda. É um disco fantástico. Eles realmente conseguiram", disse ele à Billboard.

O primeiro single, "Violet Hill", foi disponibilizado em download gratuito exclusivamente no site oficial da banda. A canção esteve disponível durante uma semana e chegou às lojas digitais a 6 de maio de 2008 "Violet Hill" entrou no Top 10 do Reino Unido, Top 40 dos Estados Unidos (entrando no Top 10 da parada Hot Modern Rock Tracks) e além de ter entrado em outras paradas pelo mundo.. Dia 7 de maio, saiu uma edição limitada em vinil com a revista inglesa NME e incluiu o single "Violet Hill" e um lado B exclusivo, intitulado "A Spell a Rebel Yell". O segundo single, "Viva la Vida" tornou-se o maior sucesso do grupo, alcançando numa mesma semana de junho a primeira posição nos Estados Unidos e no Reino Unido, feito até então inédito para a banda.

No dia 30 de agosto em entrevista para BBC 6 Music, Martin declarou que a banda irá seguir com Viva la Vida or Death and All His Friends com um EP intitulado Prospekt's March, que foi lançado em 21 de novembro de 2008, e um quinto álbum de estúdio, para dezembro de 2009. Em dezembro de 2008, o guitarrista Joe Satriani lança um processo de violação de direitos autorais contra a banda no Tribunal Federal em Los Angeles, alegando que a banda copiou partes de seu instrumental "If I Could Fly" do álbum Is There Love in Space? para usar em "Viva la Vida". Em 8 de fevereiro de 2009, o álbum Viva la Vida or Death and All His Friends recebeu sete indicações para a 51ª Edição Anual do Grammy Award nas categorias: Álbum do Ano (Viva la Vida or Death and All His Friends), Registro do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance Vocal Pop por um Duo ou Grupo (para "Viva la Vida"), Melhor Canção de Rock, Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo (para "Violet Hill") e Melhor Álbum de Rock (por Viva la Vida or Death and All His Friends).

O Coldplay conseguiu levar três prêmios nas categorias Canção do Ano para "Viva la Vida", Melhor Álbum de Rock para Viva la Vida or Death and All His Friends e Melhor Performance Vocal Pop por um Duo ou Grupo por "Viva la Vida". No dia 15 de maio de 2009, a banda disponibilizou a compilação ao vivo, LeftRightLeftRightLeft para download gratuito em seu site.

Quinto álbum de estúdio (2009–presente)

No dia 1 de outubro de 2009, Coldplay anunciou uma turnê pela América Latina entre fevereiro e março de 2010, na qual vão visitar países como México, Argentina, Brasil e Colômbia. Mais tarde, naquele mesmo mês, venceram o prêmio de Canção do Ano por "Viva la Vida" da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (SACAE), uma premiação que ocorreu em Londres

Desde abril de 2009, começaram a gravar seu quinto álbum de estúdio. A banda voltará a trabalhar com o produtor Brian Eno, que declarou que o novo material é "bem diferente". Em dezembro de 2009 houve boatos de que a banda estivesse gravando o disco no norte de Londres.

Download da Discografia

Álbuns de Estúdio

Álbuns Ao Vivo

Álbuns de Compilação

EPs

Outros lançamentos

0 comentários:

Todos os comentários são lidos!

Para comentar selecione um perfil abaixo.

Por causa de alguns usuários que 'não sabem' comentar, os comentários como ANÔNIMO estão desativados, para comentar você precisa ter uma conta num dos perfis selecionáveis abaixo. Ex.: Conta do Google (Orkut, Gmail, Youtube).
Também Estamos evitando SPAMMERS.

Encontrou algum problema, precisa de ajuda?
Informe-nos através do email: suporte@juninhodown.com