Zezé Di Camargo e Luciano - Biografia e Discografia

Postado: 13 de mar. de 2010 por Juninho Master in Marcadores:
0



Zezé Di Camargo e Luciano é uma dupla sertaneja brasileira formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo (cujo nome artístico é Zezé di Camargo) e Welson David de Camargo (conhecido como Luciano), naturais de Capela do Rio do Peixe, distrito de Pirenópolis, no estado de Goiás.

Em 1991, lançaram o primeiro LP, com o sucesso É o amor, composta por Zezé, que chegou a ser gravado por Maria Bethânia. Desde então lançaram 19 álbuns, que venderam mais de 30 milhões de cópias. Seu disco mais vendido foi lançado em 1995 e alcançou a marca de 2 milhões de cópias. Eles também têm 100 canções entre as 15 mais tocadas, sendo que quase todas delas chegaram ao primeiro lugar.

Em 2004, foi lançada uma caixa especial, intitulada Dois Corações e Uma História (mesmo nome de uma canção do álbum de 1998), com 7 CDs e 100 músicas. Os seis primeiros discos contém, cada um, 14 faixas, pertencentes a dois discos originais (7 faixas de cada disco): 1991-92, 1993-94, 1995-96, 1997-98, 1999-2000 e 2001-2002. O sétimo disco contém 16 faixas, formadas por gravações raras e duetos realizados com outros artistas. A mesma caixa inclui um DVD extra (não vendido separadamente), contendo 13 videoclipes da dupla. Os 7 CDs também são vendidos separadamente

Em 2005, a história da vida e da carreira da dupla foi contada no filme 2 Filhos de Francisco, parceria da dupla com a produtora Conspiração Filmes e com os Estúdios Mega. O longa assinado pelo diretor Breno Silveira trouxe os atores Márcio Kieling, Thiago Mendonça (interpretando, respectivamente, Zezé e Luciano) e Ângelo Antônio (que vive Francisco, pai dos irmãos). O filme quebrou recordes de bilheteria no Brasil, sendo assistido por mais de 5 milhões de pessoas (marca superada pelo filme Se Eu Fosse Você 2, em 2009, com mais de 6 milhões de pessoas).

O disco mais recente da dupla é o álbum duplo e DVD Duas Horas de Sucesso - Ao Vivo, gravado ao vivo no Credicard Hall, em São Paulo.

História

Contar tão somente que esses meninos, de origem tão humilde, alcançaram fama e prestígio além das fronteiras nacionais é reduzir a trajetória de Zezé Di Camargo e Luciano a uma mera síndrome de Cinderela. A bem dizer, não é de um salto que se faz uma história de Pirenópolis a Tóquio, onde a dupla arrebatou multidões, em 2004 e 2005. Feito o primeiro milhão de cópias vendidas, veio mais outro e mais outro e mais outro, somando hoje a marca de mais de 30 milhões para 19 álbuns (sendo 17 de carreira, dois em espanhol e um àlbum duplo ao vivo), em 18 anos.

E, se é para citar estatísticas, convenhamos, não há por que economizar. Zezé e Luciano ostentam na estante dois Grammys latinos, um como Melhor Álbum de Música Sertaneja (2004) e outro na categoria de Melhor Álbum de Música Romântica (2005). Ainda em 2004 levaram prêmio como Melhor Dupla da ABL (sim, a Academia Brasileira de Letras!). Também se orgulham pela conquista de dois troféus na categoria de Melhor Dupla de Canção Popular, do Prêmio Tim de Música (2006 e 2007). Em 2009, foram agraciados novamente na categoria melhor dupla de canção Popular pelo Prêmio da Música Brasileira (novo nome do Prêmio TIM de Música). E, longe de parecer demagogia, Zezé não se cansa de exaltar que "o maior prêmio não são os troféus acumulados, e sim o carinho e a retribuição do público".

Não lhe faltam motivos para tanto. Em pesquisa encomendada pelo Instituto da Cidadania e pela Fundação Perseu Abramo, em 2004, para traçar o perfil da juventude brasileira, Zezé e Luciano foram apontados como os "artistas preferidos" dos entrevistados entre 15 e 24 anos. Não deixa de ser curioso pensar que, àquela altura, com 13 anos de carreira, toda uma geração cresceu ao som de É o Amor. Esse reflexo indica que além de manter um grande público desde o início de carreira, a dupla vem seduzindo novos fãs a cada ano. Soma-se a esses fatos, o resultado de pesquisa realizada, em julho de 2007, pelo conceituado instituto Data Folha, indicando Zezé Di Camargo e Luciano como os artistas mais populares e mais escutados do Brasil. O mesmo instituto realizou, em julho de 2009, pesquisa no estado de São Paulo, e os dois foram eleitos como os artistas preferidos.
Logo no primeiro dia de 2010, a Folha de São Paulo publicou pesquisa indicado Zezé Di Camargo como um dos sete brasileiros de maior credibilidade diante do público. O mesmo jornal já tinha mostrado, nos últimos dias de 2009, matéria especial sobre a situação do mercado fonográfico, em que o CD da dupla constava como o mais vendido.

Se pudesse ser traduzida em números, a história de Zezé Di Camargo e Luciano seria contada da seguinte forma: até 2004, com esses 13 anos mencionados na pesquisa, 20 milhões de cópias, saldo acumulado até então, significavam aproximadamente 3 (três) CDs vendidos por minuto, ou seja, 176 cds/hora e 4.215 cds/dia. Não se incluem aí projetos especiais para empresas e vendas
relativas a participações em CDs como trilha sonora de novela, CDs do projeto Amigos e outras participações. A dupla também figura como um dos três únicos artistas brasileiros a superar a marca de 100 mil DVD'S vendidos para cada um dos títulos lançados _ e foram apenas dois.

No palco, isso se traduz em 125 shows por ano e 30 mil pessoas, em média, por apresentação. É platéia que não acaba mais.

Download da Discografia

Álbuns de Estúdio

Álbuns Ao Vivo

0 comentários:

Todos os comentários são lidos!

Para comentar selecione um perfil abaixo.

Por causa de alguns usuários que 'não sabem' comentar, os comentários como ANÔNIMO estão desativados, para comentar você precisa ter uma conta num dos perfis selecionáveis abaixo. Ex.: Conta do Google (Orkut, Gmail, Youtube).
Também Estamos evitando SPAMMERS.

Encontrou algum problema, precisa de ajuda?
Informe-nos através do email: suporte@juninhodown.com